quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O Preconceito vs O Amor
(Ainda no acampamento)
Regressados ao acampamento junto com Maria, que finalmente começava a ver o seu mundo de uma nova forma sem seu companheiro de tantos anos a seu lado fisicamente, todos nos juntámos e como já havia amanhecido tomámos nosso pequeno almoço e conversávamos ao mesmo tempo que admirávamos a bela paisagem que nos rodeava onde podíamos ver a harmonia das nossas crianças brincando umas com as outras,.soltando grandes gargalhadas que ecoavam por aquela bela montanha.
Aquele dia que havia começado tão belo cheio de sol e alegria trazia ainda mais uma surpresa, a chegada do nosso querido Manuel que havia, um jovem rapaz de vinte e poucos anos, de grande sorriso nos lábios e uma tristeza em seu olhar. Quando Manuel chegou todos nos juntámos e lhe demos as boas vindas e sorrimos, pois era mais um que a nós se juntava nesta nossa caminhada. Olhando para ele alguém exclamou:
Que sorriso lindo amigo, posso te chamar de amigo, não posso?
Ao que Manuel respondeu:
Claro, claro que sim, vim juntar-me a vós, mesmo porque também quero encontrar a FELICIDADE e que melhor senão junto a amigos?, então claro que sim, que podem e devem chamar de amigo, pois sou e tenciono sê-lo por muitos e bons anos.
Mas Manuel, trazes um sorriso tão lindo em teu rosto, mas em teus olhos uma grande tristeza, que te aconteceu para tal contradição.
Trago um sorriso, pois sou assim por natureza, sempre ofereço um sorriso a todos e em especial a mim próprio, e além do mais ninguém tem culpa de minhas tormentas, então sempre ofereço o meu melhor, um sorriso.
Mas Manuel aqui estás entre amigos, podes falar, podes contar-nos sempre o que te atormenta, pois só assim te poderemos ajudar, e como já dissemos em tempos, muito antes de aqui chegares, a tristeza de um, é a tristeza de todos os que te amam, e aqui podes ter a certeza que serás muito amado.
Mas não venho só, trago alguém comigo.
E então, onde está esse alguém?
Porque não está aqui contigo agora?
Porque vim na frente, um de nós tinha de vir, para saber se realmente era verdade o que já falam de vós, que são um grupo de lindas e belas pessoas mas um pouco loucas, pois buscam pela FELICIDADE juntos e de uma forma diferente da dos outros.
Meu amigo, belos e lindos não te poderei dizer se somos mesmo, mas unidos numa causa somos, e loucos?, isso de certeza que não somos, pois quem busca a FELICIDADE unido a outros, em comunhão e de coração e alma, não pode nunca ser louco, apenas são e FELIZ, pois sabemos o que queremos e o que desejamos uns aos outros. Mas então, porque não chamas essa pessoa que dizes que também virá…
Porque preciso preparar o caminho.
Precisas preparar o caminho?
Como assim?, preparar o caminho?
Preciso saber mesmo se vocês não são como os outros que falam, e falam e falam, e no fim nos criticam e nos colocam de lado.
Certo, entendi, precisas ver com teus olhos da alma mesmo se tudo que vês com teus olhos físicos te dizem. Certo?
Sim, é mesmo isso, não quero e nem posso mais arriscar viver como vivia, quero mesmo ser FELIZ, quero partilhar a minha FELICIDADE e ALEGRIA com todos e sentir que sou, aliás que somos bem vindos mesmo.
Então Manuel assim foi ficando e se juntando a nós nas nossas tarefas, e juntos pescamos naquele lindo rio que por ali corria tal como as aguas da vida sem parar e sem olhar para trás levando consigo todas as impurezas passadas junto, e clareando a cada dia mais, se tornando num rio limpo suave e cheio de vida tal como nossas almas e corações que assim buscavam o mesmo.
O dia foi passando e Manuel se enturmava cada vez mais e seu sorriso se tornava cada vez mais genuíno e em seus olhos parecia já não haver tanta tristeza, mas algo continuava minando os seus sentimentos, eram duvidas, duvidas de aceitação, e pensando para ele, dizia:
Será que?
Ai Maria (lembram-se de Maria?) e João (lembram-se de João?) que estavam já mais enturmados com Manuel lhe perguntaram?
Porque não vais buscar quem também quer se juntar a nós?
Quem é essa pessoa assim tão importante que não pode vir ver com seus próprios olhos, e sentir o que tu já começas sentindo?
E Manuel exclamou:
Não o quero ver magoado, mais ainda do que já foi e também não quero me magoar mais do que já fui.
Ai Maria exclamou:
Certo, compreendo-te meu jovem, mas não podes evitar tudo sempre, e proteger essa pessoa sempre, tens de a ajudar de outra forma, tens de estar a seu lado e “lutar” junto com essa pessoa contra as pedras no caminho e crer em Deus e nos Anjos, ELES sempre te ajudarão, basta que tanto tu como essa pessoa creiam NELES e LHES peçam ajuda.
Então, Manuel criou coragem e foi buscar essa pessoa.
Quando chegou, vinha de mãos dadas com um outro jovem, um jovem de cor, com também pouco mais de vinte e poucos anos, mas sofridos, pois podia ver-se em seu rosto.
Logo Maria os avistou e correu para junto deles e lhes deu as boas vindas em nome de todos, e lhe perguntou:
Como te chamas?
Alexandre, Alexandre é meu nome, mas…
Então bem vindo Alexandre, e claro, bem vindo Manuel, pois acho que agora é que te devo dar as boas vindas mesmo.
Porquê senhora?
Porque agora é que estás completo?
Completo?
Sim, meu jovem, ou julgas que não percebi?
Mas…
Percebi logo e sabes porquê?
Não!!!
Porque também eu já fui casada e muito FELIZ, junto do meu anjo Gabriel que embora já tenha partido fisicamente, não partiu de meu coração e fui muito amada também por ele e nos protegíamos muito um ao outro sempre, tanto foi esse amor que sentíamos que hoje ainda nos amamos e sei que juntos vamos voltar a estar, então não fiques surpreendido quando te digo que senti que a pessoa que também vinha era um ser muito mais que especial para ti, do que somente um amigo.
Enquanto isso todos nós que estávamos apenas escutando aqueles três exclama-mos:
Sejam bem vindos, e por favor SEJAM muito FELIZES aqui junto de nós e saibam que no dia em que nós que juntos fazemos esta caminhada não amarmos nossos semelhante da forma como ele é, esta jornada deixará de fazer sentido, pois uma das coisas que nos fez juntar foi tentarmos ser diferentes de todos os outros que de uma forma ou de outra buscam a sua própria destruição.
Aqui, meus ANJOS não pode nunca haver preconceito, pois onde existe AMOR, não haverá lugar para sentimentos desses que só destroem e matam.
Aqui, nós somos FELIZES, AMAMOS e somos GRATOS, uns aos outros e a tudo que nos rodeia, e por tudo que temos. Aqui existe AMOR!!!



Álvaro Gonçalves

23 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Meu amado amigo!
Acredites que pensei em ti algumas vezes durante o dia. Pensava todo momento que entraria para te visitar, mas nao consegui.
Nao li o teu post, mas lerei brevemente, mas com certeza será aquela jóia de sempre.
Fica em paz e que Deus te abencoe cada fracao de segundo do dia e um lindo final de semana!!
beijos

Um Momento disse...

Meu Querido Amigo...
Como é belo este pensar, terno este sentir...
Acompanhas-me a todas as horas...no meu coração
(De ***Serena*** te beijei para que possas ler o que escrevo quando te apetecer:)) )
Neste mundo não deveria haver descriminação em modo algum
Cada um é como é e tem mais é que viver a sua vida.
Era tão bom que ao invés de se preocuparem com essas coisas se preocupassem em fazer algo para um mundo melhor...
Meu Querido Amigo...
Abraço-te com o maior carinho do mundo, beijo-te com a maior doçura e desejo de coração que tenhas um fim de semana iluminado e cheio de cor na Paz dos Anjos

Bem hajas por existires
(*)

MARTA disse...

Pois não, não deve haver preconceito - apenas deixar a beleza da alma vir à superfície - como tu...
Adorei....
Obrigada...
Beijos e abraços
Marta

Vilser disse...

Olá amigo.
Obrigado pela visita. Obrigado também por dividir essas belas palavras.
Seja sempre bem vindo às minhas histórias, espero que se aventure por outras tantas palavras e desenhos que produzi.
Um beijo.

www.vilser.blig.com.br
www.vilser.blogspot.com

http://paixoeseencantos.blogs.sapo.pt disse...

uma bela historia que retrata e deixa bem explicdo que o racismo o preconceito sao só coisas da cabeça de quem nada tem para pensar . se kiseres passa pelo meu blog
bjoe bom fim de semana

Menina do Rio disse...

Querido! Que comovente! Lindo!
Tão lindo como o teu coração!
Eu também quero essa tal FELICIDADE!

Um beijo na alma

Alice Matos disse...

Aqui existe amor...

Beijinho para ti...

Sol da meia noite disse...

Sempre tenho lido com imenso gosto tudo o que escreves. Mas deixa-me que te diga que este texto, mais que todos os outros, o li com profundo respeito. Porque acho que mensagens como a que este texto transmite, nunca são demais. Porque todos e cada um de nós temos o direito à diferença.
Grandioso o ensinamento das tuas palavras!

Obrigada pelo teu carinho no Sol.
Beijos mil

bernard disse...

Na catequese falamos muito de amor e o meu pai e a minha mãe também, para não falar dos meus avós. Mas eu creio que a palavra amor tem vários sentidos. Ás vezes também vejo no parque rapazes e raparigas agarradinhos e ás vezes até não são da mesma cor.
Já perguntei ao meu avô porque é que eles se agarram e ele disse-me que é porque gostam um do outro e também porque sentem outra atracção que ainda não me quis explicar.

Desejo-te um Natal muito feliz e um Ano Novo com muita saúde e sorte

http://paixoeseencantos.blogs.sapo.pt disse...

Olá! obrigado por teres gostado do meu blog:) passei par ver se tinhas novidades e par te dizer k hje deixo um poema de mor e paz e k tmb tenho fotos no meu blog se kiseres vem dar uma olhada
Venho desejar um feliz Natal,
Cheio de.............................
* . * . * . * . * . *...............AMOR
.* . * (\ ***/) * . *...PAZ.........
.* . * ( \(_)/ ) * . * .SUCESSO...........
.* . * (_ /|\ _) * . * ...........SAUDE...
.* . * . /___\ * . * ..MUITAS REALIZAÇÕES.
*. * . * . * . . * . * * * * * * * *

¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` ** Beijos ...

.(¨`·.·´¨) Carla Granja(¨`·.·´¨)
×`·.¸.·´× ×`·. ¸ .·´××`·.¸.·´×

Menina do Rio disse...

Amigos.com

Fala-se muito em virtual ultimamente
Mas o que é essa tal virtualidade
Será que é o não ver pessoalmente
Não será o virtual, realidade?

Há ternura, encanto e alegria
Nos versos que nos chegam pelo ecrã
Tantos alegram meus dias
Enchem de luz minhas manhãs

Uns acalentam minha alma
Dizendo: não fique triste
São palavras que me acalmam
Quando meus dias são tristes

Amigos.com são tão reais
Eu os sinto, como a vida a pulsar
São flôres, companheiros leais
que enfeitam esse meu caminhar

Ps: Tudo de bom que vc me fizer, faz minha vida ficar mais bela
Pra ti, um carinho sincero e meus votos de BOAS FESTAS!

Beijo na alma

Juℓi Ribeiro disse...

Querido amigo Alvaro:

Fico encantada com a beleza
dos teus textos.
Aqui no teu espaço sinto solidariedade, fraternidade
e muito amor...
Você tem uma enorme capacidade
de transmitir boas enrgias
e felicidade.
Um abraço sincero e minha admiração.
Beijo.

irneh disse...

Olá
Passei para te ler e desejar um Bom Natal e Melhor Ano Novo.

Um beijo

Um Momento disse...

Meu Querido Amigo
Muito obrigada pelos belos "presentes" que me ofertas-te de coração
Embebecida os vi, senti e interiorizei
Muito Obrigada por existires
Venho deixar um abraço terno, um beijo carinhoso e desejar-te um Santo e Feliz Natal a ti, aos teus,desejando que estejas bem
Um Sorriso que te encha de coração e um carinho que te encha a alma
Muito Obrigado por tudo ao longo destes tempos
Adoro-te Amigo meu

(*)

O Sentir dos sentidos disse...

Meu Doce Anjo Lindo,

A imensa PAZ desta leitura que te fiz, me deixaram leve feito uma pluma, já posso dormir um sono com a certeza de que sonhos azuis irei sonhar.
Alvaro, amigo anjo...quanta bondade, ternura e sentimento de DEUS sentimos aqui...como é bom estar aqui.Desculpa minha demora, minhas ausências...creia-me não foi por desatenção;Mas...tudo tem seu dia...sua hora não é? E, sempre que aqui venho...chego na hora precisa...exata mesmo, sinto ser tuas mãos de anjo que segura minhas mãos...e me faz chegar aqui...e ficar assim...NESTA PAZ...PROFUNDA E INFINITA PAZ.
Texto Lindo...posso até dizer que mais parece uma oração...doação de AMOR VERDADEIRO...PURO...INTEIRO.
Obrigada meu Irmão...Meu Anjo...Obrigada por ter enxergado a mim...e ter me dado tua mão amiga.
Beijo tua alma,

Isabel-F. disse...

Querido Alvaro,

Não há limites para o homem que possui a capacidade de sonhar. É necessário muito pouco para provocar um sorriso e basta um sorriso para que tudo se torne possível.
Descobrimos que o Ano que termina vale a pena, quando começamos a enviar e receber os cartões de Natal. Afinal, de algum modo, aprendemos que o que realmente importa são os sentimentos, é o amor... É estarmos ligados, unidos. É isto que comemoramos: O nascimento da esperança de um mundo melhor. Muita paz, alegria e amor na tua vida e de todos que te são queridos. Feliz Natal! Feliz 2008.
Beijinhos
Isabel Filipe

Pipocas disse...

O "cantinho da pipoca", ficou perdido por ai, devido a eu própria ter perdido a palavra pass. Com isto tive que criar outro blog sobre mim.. aqui está! "www.pipocas-pipocas.blogspot.com" é a nova aquisição ;)

Eheh Beijooss**

Alice Matos disse...

Durante os últimos meses partilhámos uma mão cheia de coisas boas, daquelas que só se dão e recebem com o coração...
Nesta noite de Natal, recebe o meu presente... uma caixinha cheia de ternura, de respeito, de admiração, de amizade, de carinho, de gratidão,...
Desejo-te um Natal muito Feliz e um Novo Ano pleno de Amor e Paz...

cõllybry disse...

Hoje desejo… que a Harmonia neste Natal desça sobre ti
Em forma de chuva de pétalas.

Doce beijo

Fátima disse...

O preconceito só existe nas mentes fechadas e mesquinhas. Não consigo compreender...
O teu texto é mais uma vez de uma grande beleza, só podia vir de um coraçãozinho lindo como o teu.

Querido Álvaro, desejo-te a ti, e à tua família um Natal Feliz, cheio de Paz, Amor e Saúde.

☆*´¨`*☆.¸¸.☆*´¨`*☆.¸¸.☆*´¨`*☆.¸¸.☆

Bjinhos cheios de amizade & carinho. ♥

somentebia disse...

Amigo querido, quero dizer-te que conhecer teu espaço foi uma das coisas mais bonitas que me aconteceu nesse mundo blogueiro, pois aqui encontrei mensagens que me fizeram refletir, que me trouxeram um novo alento, que despertaram em mim novos sentires.
Obrigada pelas palavras de carinho e preocupação que sempre deixas em meu espaço. Que Deus te recompense por tua bondade e atenção, não só para comigo, mas também com todos os amigos que te visitam e possuem a ventura de tua consideração.

Tenho certeza de que teu Natal será vivido nesse clima de Amor e União que sempre espalhas por onde passas. Que 2008 seja um ano de muitas alegrias e realizações.

Ficam pétalas perfumadas de carinho e um superbeijo nesse teu coração tão iluminado de Amor.

soliletras disse...

Amigo Álvaro:

Os mesmos votos que faço para os meus pais, irmão, avós, bisavós e tios, são os mesmos que te desejo a ti e a todas as pessoas boas do mundo.


BOM NATAL!

nota: o meu avô, que me ajuda no meu blogue, associa-se a estes votos :)

bernard

http://soliletras.wordpress.com

Stellinha disse...

Quando todas as pessoas esquecerem de olhar somente o visível, estaremos entrando num caminho de evolução...Olhar com a Alma nos despe de qualquer dogma seja ele social ou não...então viveremos FELIZES!
Sem palavras para retratar a beleza desse mundo chamado Perfil...PARABÉNS!
Abraços nesse coração encantador :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...